Seguro Agrícola
Seguro Agrícola
O que é e por que contratar?
A atividade agrícola se desenvolve num ambiente de elevado risco e significativa incerteza, seja na produção, devido a instabilidades climáticas e ameaças sanitárias, seja por razões de mercado, em virtude, por exemplo, de variações das taxas de câmbio e juros, seja por conta de condições ligadas ao ambiente de negócios propriamente dito, tais como alterações em marcos regulatórios e em políticas públicas. Todas essas variáveis, intrínsecas deste mercado, geram oscilações na renda do produtor,que podem ser enfrentadas por meio da gestão de riscos. Uma adequada gestão de riscos pode afetar positivamente a estabilidade da renda do produtor e sua própria permanência na atividade. O gerenciamento de riscos na agricultura pode ocorrer de diversas maneiras, o Seguro Agrícola é uma das formas mais usuais, sendo um importante mecanismo de mitigação de riscos e proteção da renda, que ameniza as perdas e possibilita a recuperação da capacidade financeira do produtor quando da ocorrência de eventos causadores de sinistros.
Caso você seja um produtor rural ou tenha interesse nesse tipo de seguro, é recomendável buscar orientação de corretores especializados como a WestPrev
Principais Coberturas e Modalidades de contratação
Cobertura Básica: A cobertura básica do seguro agrícola constará na apólice e funcionará como um pacote: um número mínimo de coberturas básicas necessárias: Chuva excessiva,Tromba d’água, Incêndio, Raio, Ventos Frios, Ventos Fortes, Geada, Granizo, Seca e Variação Excessiva de temperatura
Cobertura de Replantio: Nesse tipo de cobertura adicional do seguro agrícola, a seguradora indenizará o segurado para que ele replante uma área de plantio que tenha sido afetada po rum dos seguintes motivos: Chuva excessiva, Tromba d’água e Granizo.
Cobertura de Qualidade: Nessa cobertura há garantia sobre a perda de qualidade do grão no momento da colheita. Isso pode significar danos como grãos mofados, putrefatos ougerminados, por exemplo. Quando acontece essa quebra de qualidade, os grãos perdem valor perante armazéns, traders, cooperativas e cerealistas, e o produtor recebe menos doque esperava por aquela colheita.
Existem alguns tipos diferentes de seguro agrícola. Cada uma dessas modalidades tem características diferentes e, consequentemente, coberturas diferentes, sendo:
Seguro de Custeio: o LMI (Limite Máximo de Indenização) é calculado com base no custo de produção da lavoura segurada.
Seguro de Produtividade: o LMI é calculado levando-se em consideração a produtividade da área segurada, multiplicada por um preço fixado no momento da contratação do Seguro de Produção. Esse valor total estimado na apólice, será o mesmo valor pago na indenização, caso ocorra algum problema com a lavoura e o seguro seja acionado.
Solicite uma cotação
É rápido, fácil e sem compromisso
Para saber o valor do seguro que você precisa, basta preencher o formulário de solicitação de cotação no nosso site. Você informa os seus dados, o tipo de seguro que deseja. Em seguida, nós entramos em contato com você para oferecer o melhor plano para o seu perfil e o seu bolso.
Praticidade
Você pode solicitar a cotação no site a qualquer hora e de qualquer lugar, sem precisar sair de casa ou do trabalho.
Economia
Você pode comparar as diferentes opções de seguros e escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento, sem pagar nada a mais por isso.
Segurança
Você pode confiar na WestPrev, uma corretora de seguros moderna e inovadora, que oferece soluções personalizadas e protege o que é importante para você.